Data da notícia: 4 Janeiro 2022

Desenvolvimentos e tendências que impulsionam a inovação disruptiva

Automação Robótica de Processos (RPA)
Softwares de robôs (bots) executam processos rotineiros com maior eficiência.

Tecnologias e Big data
Dados variados e de tamanhos colossais, agregados, armazenados promovem uma gestão perspicaz (trata, armazena e obtêm dados).

Tecnologias cognitivas e Inteligência artificial (AI)
Sendo a AI um ramo da ciência da computação focado na criação e simulação de comportamento inteligente em computadores, estes, substituem o homem pela máquina, nas tomadas de decisão, análise de dados não estruturados, reconhecimento da fala, perceção visual, bem como, a aprendizagem em função da sua exposição a grandes conjuntos de dados. 

Técnicas avançadas de análise
A informação como suporte à tomada de decisão. Análise comportamental e de vídeo através de sofisticados algoritmos permitem executar as tarefas numa fração do tempo que levaria o ser humano.

Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) 
Integração de elementos ou informações virtuais a visualizações do mundo real através de uma câmara e com o uso de sensores de movimento como giroscópio e acelerômetro. Em conjunto com a Internet das coisas (IoT) funde o mundo virtual com o mundo real, integrando e estendendo os mesmos, com aplicações, modelos 3D e operação remota de máquinas.

Interfaces de programas de aplicativos (API)
São códigos que permitem e facilitam a integração de sistemas e funcionalidades, permitem que programas comuniquem entre si.

Tecnologia Biométrica
Novas formas de identificar e verificar a identidade, referindo-se a tecnologias que medem e analisam as características do corpo humano, tais como o ADN, impressões digitais, retinas e íris, padrões de voz, padrões faciais e medições de mão.

Aplicativos em nuvem
Agilidade, mobilidade, flexibilidade, escalabilidade e configurabilidade é o que nos permite o armazenamento em nuvem.  

Computação quântica e os supercomputadores
Prometem aumentar milhões de vezes a capacidade de processamento atual, tão importante para utilizações que vão desde a cibersegurança até a mobilidade, passando pela saúde, etc.

Tecnologia de contabilidade distribuída (DLTS)
Fornece um banco de dados distribuído que mantem a adulteração pouco provável. Melhora a segurança e integridade dos dados, aumentando a transparência. Remove eficazmente o trabalho humano. Estas DLTS estão na base no cripto moedas e da blockchain.