Tendências & Tecnologias

Chegou a transformação digital em edifícios e com ela chegou também a eficiência e a sustentabilidade. Para garantir o desempenho e segurança é necessário exponenciar valências e desenvolver soluções customizadas de forma a resolver dificuldades e otimizar processos, sendo esse o caminho para fomentar o know how existente de forma a extrair o máximo de retorno dos ativos e recursos existentes.
Para agregar confiabilidade, é necessário trazer a inovação digital para dentro de portas, e com ela a customização dos serviços e softwares que tendem em adicionar, flexibilidade, versatilidade, manutenibilidade, desempenho e segurança.
Também ao nível da manutenção estas ferramentas têm um elevado peso no desempenho e eficiência dos edifícios, nomeadamente:
- Melhoria de imagem da área de manutenção;
- Melhoria no controlo de custos;
- Garantia de conformidade com a legislação:
- Aumento de produtividade dos colaboradores
- Aumento do tempo de vida dos equipamentos;
- Melhoria no controlo de inventário e redução de custos deste;
- Aumento de disponibilidade de equipamentos;
- Redução dos consumos energéticos;
Big Data
O poder dos dados
Volume, Velocidade, Variedade, Variabilidade e Vínculo
O volume incrivelmente elevado de informação existente nas organizações deixou de ser visto como histórico, passando a ser interpretado como uma fonte de insights, razão pela qual surge o Big Data com o objetivo criar um modelo de análise que permitisse o armazenamento e tratamento da informação.
De facto, qualquer tarefa para o qual exista histórico, que caraterizem o problema e a ação, permitem obter descrições claras do processo de decisão a tomar. O Big Data ajuda também nas correlações e cruzamento de dados complexos.
Está diretamente correlacionado com os melhores resultados das organizações, permitindo prever o comportamento humano, a deteção de fraudes, melhorar os sistemas de recomendações, otimização virtual, assistentes virtuais, manutenção preditiva, entre outras melhorias.
O relacionamento entre o Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial e a Analytics.
O Big Data é a base de trabalho, a matéria-prima do machine learning. Para que o computador possa aprender e executar tem de usufruir de informação o mais vasta possível.
O Machine Learning é um subcampo da Inteligência Artificial (Cérebro), mas um dos mais bem-sucedidos da mesma. O Machine Learning é tão mais complexo quanto maior a biblioteca do Big Data. Quando adicionamos a Analytics é como colocar a mão no Big Data e encontrar os insights necessários.
Uma pesquiza da KPMG capital, mostrou que 99% dos entrevistados acreditam no Big Data como parte importante para a tomada de decisão, sendo que 85% alegam ter dificuldade na compreensão dos dados e apenas 25% aplicam os insights obtidos através da análise. Também a IMARC estima que o mercado da IA Inteligência Artificial deverá crescer cerca de 35% ao ano entre 2020 e 2027.
Blockchain
Protocolo de confiança
Mais uma tecnologia que ficou bastante conhecida pelo papel desempenhado na moeda digital- cripto moedas. Garante confiabilidade, segurança, eficiência e transparência além de tornar os processos de troca de dados mais ágeis. Também é uma tecnologia integrante das energias bidirecionais, garante a segurança dos dados transmitidos e de forma ágil, garante também os ativos de geração ao ponto de consumo, comprovando desta forma a origem da energia.
Realidade Estendida (XR)
Representa as tecnologias imersivas. Realidade virtual, Realidade aumentada e realidade mista. A Realidade Estendida é utilizada para criar experiências mais imersivas e personalizadas para o cliente. A realidade estendida antecipa a própria realidade e é cada vez mais comum a utilização da mesma.
Cloud Computing
Cloud Computing é a tecnologia que usa a conetividade e a internet para hospedar os mais variados recursos, programas e informações. Deste modo o usuário terá acesso a esses mesmos dados em qualquer dispositivo com internet.
A computação em nuvem trouxe vantagens como a redução de custos com infraestruturas locais, economia de espaço, centralização da informação, aumento ou diminuição de recursos de acordo com o usuário e as suas necessidades específicas, trabalho remoto, etc.
O Cloud Computing fornece SaaS - Software como um serviço, PaaS - Plataformas diversas (bancos de dados, business intelligence e outros) e IaaS - Infraestruturas (servidores, routers, datacenters, hardware e outras ferramentas) como serviços.
Segundo a Capital IQ e Bessemer Venture Partner, o Cloud Computing será responsável por 50% das receitas em software empresarial até 2025, atingindo os 75% no ano 2030.
Interfaces de programas de aplicativos (API)
São códigos que permitem e facilitam a integração de sistemas e funcionalidades e permitem que programas comuniquem entre si.
Tecnologia Biométrica
Novas formas de identificar e verificar a entidade, referindo-se a tecnologias que medem e analisam as características do corpo humano, tais como o ADN, impressões digitais, retinas e íris, padrões de voz, padrões faciais e medições de mão.
Tecnologia de contabilidade distribuída (DLTS)
Fornece um banco de dados distribuído que mantem a adulteração pouco provável. Melhora a segurança e integridade dos dados, aumentando a transparência. Remove eficazmente o trabalho humano. Estas DLTS estão na base no cripto moedas e da blockchain.